quinta-feira, 19 de julho de 2012

Nublado


Tem dias em que simplesmente bate aquele bad mood. Não tem como lutar contra. Por mais que você tenha passado uma noite maravilhosa aninhada nos lençóis do seu amor, ainda que o almoço tenha sido farto e saboroso, mesmo que os amigos tenham lhe feito rir incessantemente, tem aquela hora do dia em que a casa cai. A pá vira. Aliás, eu nunca entendi a expressão “da pá virada”, sempre me remeteu à imagem de um coveiro, mas deixemos isso pra lá. A questão é que eu virei, revirei e torci a pá sem quê nem por quê. Simples como a lágrima que cai, perdemos as estribeiras e tombamos num precipício soturno de melancolia. Patético. Chego à analogia do banho: esses dias comprei um xampu e um condicionador, ambos com a embalagem idêntica. Nesses casos, normalmente, eu sempre pego um frasco pensando ser o outro, um reflexo idiota de Lei de Murphy. Noite dessas, cheia de alegria, pensei nisso e apostei comigo mesma:  “quer ver que hoje vou pegar o xampu primeiro?” Dito e feito! Tudo ia bem, e eu consegui estabelecer a ordem correta e lógica das coisas. Hoje, nesse mau humor do cão, fui ao banho e pensei: quer ver que hoje pego o condicionador? Bingo! A analogia do chuveiro vai me seguir pra sempre a partir de hoje. Dia feliz, xampu. Dia triste, condicionador. Essa lorota toda começou por uma frase que me caiu nos pensamentos voltando para casa: “meu coração naufragado nas mágoas do passado.” Não sei bem o motivo, mas essas palavras vestiram minha carapaça hoje. Um turbilhão de pensamentos mesclados e histéricos brigando pra voarem boca afora. Às vezes é difícil segurar o que se passa dentro da nossa carne. Conter os ímpetos quase animalescos que nos tomam é um fardo pesado em demasia. Fardo. Eu preciso me livrar do fardo. Tenho que apunhalar meus próprios fantasmas e prendê-los na sepultura do passado. Tirar os quadros da parede. Queimar as imagens do que se foi. Fazer poeira das dores que já secaram e regar as flores do novo jardim. Quando a primavera chegar, todas as cores do universo vão iluminar meu sorriso de boneca de cera. 

Nenhum comentário: